Algumas intervenções são bastante sérias, mas a recuperação pós cirurgia é uma fase decisiva no processo de cura.
Os médicos contam os vários recursos, que são utilizados de forma combinada para o maior benefício do paciente.
Sem esses tratamentos, a reabilitação seria não apenas mais longa, mas, talvez, até incompleta.
Veja o quanto é primordial traçar um planejamento detalhado, de acordo com o quadro clínico de cada paciente.
A recuperação pós cirurgia é uma fase importante no processo de cura porque envolve procedimentos que aceleram a reabilitação. Existem procedimentos que não apenas reduzem a dor, mas também agilizam a cicatrização e fortalecem os músculos da área tratada. Saiba o quanto é relevante a recuperação da cirurgia.
Ela envolve abordagens terapêuticas que vão desde fisioterapia, até acompanhamento nutricional e suporte psicológico. Outro recurso consiste na utilização da crioterapia, que diz respeito ao uso de gelo ou, ainda, da terapia de calor. As opções de tratamento dependem do quadro clínico de cada paciente.
Em primeiro lugar, o cirurgião-ortopedista receita medicamentos para controlar a dor e depois indica fisioterapia para a recuperação física. Um programa nutricional personalizado resulta tanto na aceleração da cicatrização quanto no fortalecimento muscular. Uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais também fortalece o sistema imunológico.
Dependendo da complexidade da cirurgia, a pessoa pode precisar de apoio psicológico para conseguir se recuperar totalmente. Principalmente se ela já enfrentava dificuldades emocionais antes da operação e esse quadro é mais comum entre os idosos. Nunca negligencie os desafios que envolvem a mente.
Em resumo, os médicos contam com diversos recursos para a recuperação pós cirurgia dos seus pacientes. Essa fase deve ser vista como multidisciplinar, pois o ser humano possui vários aspectos que precisam de cuidados, ou seja, de atenção física, mental e emocional.