O inverno costuma ser difícil para quem está em tratamento, mas proteger as articulações previne o aumento das dores durante essa estação.
Quem tem artrite ou artrose sofre mais por causa da queda de temperatura e isso é desanimador.
No entanto, há como tomar providencias que podem proporcionar um dia a dia mais tranquilo.
Continue lendo e descubra como passar pela estação mais fria do ano de forma confortável.
Proteger as articulações nos dias frios é uma forma de pacientes em tratamento de artrite ou artrose reduzirem as dores. Saiba que a mudança climática provoca contração muscular e redução da circulação sanguínea, por isso eles sofrem mais no inverno. Portanto, para diminuir os efeitos da queda de temperatura é fundamental manter aquecidas as partes do corpo mais vulneráveis.
Uma maneira bastante simples de passar pelo inverno sem sentir tanto desconforto é se manter bem agasalhado o tempo todo. As áreas mais sensíveis são as seguintes: mãos, ombros, joelhos e tornozelos. Use meias térmicas, luvas ou roupas fabricadas com tecido tecnológico para manter esses locais mais quentes que a temperatura ambiente.
Quer outra dica? Faça um alongamento leve logo ao se levantar de manhã. Realizar movimentos circulares ou de cima para baixo, durante um minuto, é suficiente para o sangue circular melhor nas articulações. Além disso, ao estimular músculos e tendões para o esforço, há menor risco de lesões. A ideia é movimentar essas regiões.
Por outro lado, quem sofre de doenças ortopédicas deve evitar movimentos bruscos ou carregar peso em excesso. A fragilidade das articulações do paciente aumenta a chance de dar um mal jeito. Tais iniciativas servem tanto para reduzir a dor como para evitar acidentes. Tais orientações estão ao alcance de qualquer pessoa e fazem a diferença no dia a dia.
Se você sente dores por causa de artrite ou artrose, agende uma consulta na Clínica Santa Terezinha. Nossos ortopedistas vão indicar o melhor tratamento para seu quadro clínico e lhe explicar como prevenir dores no inverno.