A recuperação dos pacientes é mais positiva com o uso de órteses e próteses ortopédicas no dia a dia.
Esses dispositivos são utilizados nas mais variadas situações e melhoram a condição de vida das pessoas.
Além disso, o avanço da tecnologia tem resultado na criação de aparelhos melhores e de uso personalizado.
Veja em que situações as órteses e próteses são necessárias para melhorar a recuperação ou dar mais qualidade de vida ao paciente.
Órteses e próteses ortopédicas são cruciais na reabilitação e no suporte dos pacientes. Esses dispositivos têm o objetivo não apenas de melhorar a mobilidade das pessoas, mas também de corrigir deformidades e compensar a perda da função em várias condições ortopédicas.
Em primeiro lugar, órtese é um aparelho unido ao corpo para corrigir deformidades ou dar apoio e estabilidade ao movimento. Pode ser indicada em várias situações, por exemplo, no tratamento de lesões esportivas. Os tipos mais comuns de órteses são os seguintes:
Também existem equipamentos externos, como muletas, bengalas, andadores, cadeiras de rodas, e todos eles ajudam na mobilidade. Geralmente, são utilizados no processo de reabilitação de cirurgia ou tratamento de doenças crônicas ou agudas.
Por outro lado, a prótese substitui partes do corpo que a pessoa perdeu por causa de acidente, trauma ou doença. Ela deve ser vista como um membro artificial, entre eles, a perna e o braço. As próteses modernas são feitas de material mais leve e durável, como o titânio.
O avanço da tecnologia tem proporcionado que os pacientes tenham não apenas qualidade de vida, mas também conforto na locomoção. Atualmente, os dispositivos são feitos de forma personalizada, melhorando bastante a solução oferecida nessa área da ortopedia.