Dor nas costas é uma queixa bastante comum e uma de suas prováveis causas é a hérnia de disco.
Ela pode surgir em qualquer idade da fase adulta, mas é mais frequente entre os idosos.
No entanto, existem outras razões para o desenvolvimento dessa condição clínica que você pode prevenir.
Saiba o que é hérnia de disco, suas causas e principais tratamentos.
A hérnia de disco diz respeito a uma condição clínica bastante comum que afeta a coluna vertebral e causa dor. Esse problema surge quando o conteúdo gelatinoso do disco localizado entre as vértebras vai para fora dele, comprimindo os nervos. Além do desconforto localizado, outros sintomas são o formigamento e a redução da sensibilidade nos pés e nas pernas.
Apesar de a hérnia de disco poder ocorrer em qualquer parte da coluna, as áreas em que elas surgem com maior frequência são a lombar e cervical. Veja quais sintomas surgem a partir da região que ocorre o problema.
• Lombar – Parte de baixo das costas, nádegas e pernas
• Cervical – Pescoço, ombros e braços.
Existem várias causas para o surgimento da hérnia de disco. As mais comuns são o envelhecimento, processo natural que provoca o desgaste dos discos, movimentos repetitivos ou traumas que danificam sua estrutura. Além desses, a obesidade e a má postura também representam risco para o desenvolvimento dessa condição clínica.
Os pacientes tratam a hérnia de disco tomando medicamentos para retirar a dor e fazendo fisioterapia. Exercícios específicos com o objetivo de fortalecer a musculatura na região da coluna também trazem resultados bastante positivos na recuperação. Entretanto, nos quadros mais graves os médicos podem realizar uma cirurgia para retirar a pressão sobre os nervos.
Se você está sentido dores ou qualquer desconforto na região das costas, agende uma consulta com nosso especialista em coluna. Ele não apenas chegará ao diagnóstico preciso, mas também indicará o melhor tratamento para seu quadro clínico.