O estado emocional também pode influenciar sua saúde musculoesquelética, e você talvez não imagine como isso acontece.
A tensão gerada pelo estresse também leva à contração dos músculos, o que, a longo prazo, pode ser prejudicial.
Porém, é possível adotar algumas rotinas com o objetivo de preservar a saúde dos músculos e das articulações.
Não deixe que o estresse do dia a dia provoque problemas físicos. Continue lendo e descubra como se prevenir.
O estresse normalmente causa problemas emocionais, mas poucas pessoas sabem que ele também afeta a saúde musculoesquelética. Isso ocorre porque o aumento da tensão muscular que surge a partir de uma emergência se torna comum quando o estresse é crônico.
Portanto, quem fica frequentemente com os músculos contraídos está sujeito a sentir dor ou desconforto. O pescoço, o ombro e a região lombar são as áreas mais comprometidas. Pacientes que já desenvolveram, por exemplo, uma condição de artrite, artrose ou tendinite, pioram o quadro clínico.
Saiba que o estresse ainda faz com que a pessoa mantenha uma postura corporal inadequada. Ela normalmente curva as costas quanto ou o pescoço, aumentando a tensão de ambas as partes do corpo e provocando dores. É preciso adotar medidas preventivas para proteger os músculos e as articulações.
Uma das ações mais importantes é a prática de exercícios físicos. Eles não apenas aliviam a tensão muscular, mas também fortalecem os músculos. Além disso, alongamento e yoga são atividades que ajudam corrigir a postura. Ao eliminar o estresse, físico e emocional, é possível melhorar a saúde musculoesquelética.
Agende uma consulta na Clínica Santa Terezinha e descubra como você pode adotar uma rotina que preserve seu corpo. Ele é a sua principal ferramenta e deve permanecer em bom estado de utilização.