Ergonomia é um ponto fundamental no ambiente de trabalho

Raio-x mostrando como as infecções ósseas afetam o paciente.
Infecção óssea exige diagnóstico e tratamento especializado
13 de novembro de 2024
raio-x da coluna mostra como ela fica torta devido à má ergonomia no ambiente de trabalho.

Ergonomia é um ponto fundamental no ambiente de trabalho

Uma das maneiras de garantir a saúde no ambiente de trabalho é investir em ergonomia.

Essa medida gera benefícios que vão além do simples conforto e bem-estar.

Ela previne lesões causadas pela má postura ao sentar-se e pode, ainda, aumentar a produtividade.

Saiba como a ergonomia no ambiente de trabalho é vantajosa tanto para o funcionário quanto para a empresa.

 

A correta postura corporal evita lesão e afastamento profissional

Uma ergonomia bem planejada no ambiente de trabalho é essencial para garantir a saúde das pessoas durante horas de expediente. Ela também pode proporcionar maior segurança e eficiência porque a adaptação do espaço profissional é uma iniciativa preventiva e produtiva. Conheça as vantagens de investir no local de trabalho.

O trabalho no escritório e, mais recentemente, no modelo home office tem impactado negativamente todo o conjunto musculoesquelético. A postura errada ao usar o computador provoca dores nas costas, no pescoço e nos ombros. Além disso, a repetição de movimentos, como digitar, pode causar tendinite ou síndrome do túnel do carpo.

Para corrigir a postura, use uma cadeira que seja não apenas confortável, mas também ajustável na altura e no encosto. Ela deixa a coluna reta, a região lombar amparada corretamente e os pés apoiados no chão.

Quer mais dicas? Mantenha a tela do computador na altura dos olhos para evitar a inclinação da cabeça, sobrecarregando o pescoço. Digite mantendo os braços levemente dobrados e os pulsos apoiados. Isso reduz a tensão nos tendões e nas articulações.

Realizar pausas de cinco minutos a cada hora de trabalho é outra orientação para diminuir a pressão corporal ao permanecer várias horas na mesma posição. Sempre que possível, faça exercícios de alongamento e relaxamento visando prevenir a fadiga muscular. Essas iniciativas são fáceis de implantar, reduzem o risco de lesões e melhoram a qualidade de vida.

Atendimento