Você sabia que um processo de cura pode ser prejudicado pelos distúrbios do sono?
Os pacientes quem têm dificuldade de dormir se queixam mais de dor e demoram para se recuperar.
Isso acontece porque é durante o sono mais profundo que o organismo libera substâncias curativas.
Descubra por que dormir como um bebê vai ajudar você a se curar mais rapidamente.
Os distúrbios do sono prejudicam não apenas a saúde geral, mas também o processo de cicatrização e recuperação de tecidos. É durante as fases mais profundas do sono que o organismo se regenera e isso inclui a reparação celular. Descubra por que dormir bem faz parte de um tratamento bem-sucedido.
Em primeiro lugar, é nesse período que o corpo produz em maior quantidade o hormônio GH, importante para regeneração da pele, dos ossos, tecidos e músculos. Quando alguma pessoa tem dificuldade de dormir não há liberação suficiente dessa substância e de outras anti-inflamatórias. Certamente, isso limita o processo de cura. Os principais distúrbios do sono são os seguintes:
Com menor quantidade de substâncias regeneradoras e anti-inflamatórias, a síntese de colágeno fica prejudicada, limitando a formação e o fortalecimento dos tecidos lesionados.
Outro problema que os distúrbios do sono causam é o aumento tanto do estresse oxidativo quanto de cortisol. Ambos atuam no sentido contrário ao da cura, pois favorecem a degeneração celular. Por isso, é comum pacientes que domem mal se queixarem mais de dor, em comparação a quem relaxa profundamente. Invista na qualidade do sono.
Caso sua recuperação esteja sendo mais demorada do que esperava, avalie como você está dormindo. Às vezes, o tratamento está correto, mas há outros fatores que influenciam negativamente. Agende uma consulta na Clínica Santa Terezinha e fale sobre esse assunto com os ortopedistas.