

Algumas sensações são corriqueiras, como a das mãos dormentes, mas você precisa ficar atento ao sintoma.
Na maioria das vezes, trata-se apenas de uma posição desconfortável que desencadeia o formigamento.
Em outras ocasiões, é um recado que o corpo dá, no sentido de que algo está errado.
Saiba quando as mãos dormentes significam o sintoma de outra doença que está se desenvolvendo.
Sentir as mãos dormentes logo ao acordar é uma sensação comum, mas quando isso ocorre frequentemente você deve prestar atenção. Esse sintoma está associado à posição da mão ao dormir, o que está correto, porém, tal formigamento repetitivo também é sinal de que existe um problema de circulação sanguínea ou compressão nervosa.
O fluxo de sangue para as extremidades (mãos e pés) fica reduzido durante o período de repouso e isso pode causar dormência. É algo mais comum em pessoas com diagnóstico de hipertensão, diabetes ou colesterol alto, pois essas doenças comprometem a vascularização. Ainda há outra possibilidade para o surgimento desse sintoma.
Saiba que a compressão dos nervos é uma condição comum na doença conhecida como síndrome do túnel do carpo, porque o nervo mediano sofre pressão ao passar pelo punho. Essa dor pode surgir em pessoas que trabalham executando movimentos repetitivos durante várias horas. Em casos extremos, a dormência ao acordar se estende aos braços. Aí, o problema pode estar ligado à coluna cervical.
Quando as mãos dormentes deixam de ser exceção para se tornar comum, agende uma consulta no ortopedista. A causa disso pode ir além de uma simples posição desconfortável ao dormir. Para prevenir esse problema, evite dormir com as mãos ou os punhos dobrados. Além disso, pratique atividade física porque essa rotina melhora a circulação no corpo inteiro.
Você está sentindo as mãos dormentes com frequência? Agende uma consulta na Clínica Santa Terezinha, converse com um ortopedista e descubra por que isso está acontecendo.