Distúrbios do sono impactam no processo de cicatrização

Mulher está sentada no chão, com os cotovelos aopiados no joelho e a cabeça, nas mãos. sentindo-se triste, pois a saúde mental está fragilizada.
Saúde mental ajuda a tratar doenças ortopédicas crônicas
30 de junho de 2025
Mulher com o tornozelo instável se machucou durante uma corrida.
Tornozelos instáveis prejudicam outras partes do corpo
28 de julho de 2025
Mulher está sentada na cama, de madrugada, porque sofre de distúrbios do sono.

Distúrbios do sono impactam no processo de cicatrização

Você sabia que um processo de cura pode ser prejudicado pelos distúrbios do sono?

Os pacientes quem têm dificuldade de dormir se queixam mais de dor e demoram para se recuperar.

Isso acontece porque é durante o sono mais profundo que o organismo libera substâncias curativas.

Descubra por que dormir como um bebê vai ajudar você a se curar mais rapidamente.

 

Organismo é inteligente e trabalha inclusive quando você dorme

Os distúrbios do sono prejudicam não apenas a saúde geral, mas também o processo de cicatrização e recuperação de tecidos. É durante as fases mais profundas do sono que o organismo se regenera e isso inclui a reparação celular. Descubra por que dormir bem faz parte de um tratamento bem-sucedido.

Em primeiro lugar, é nesse período que o corpo produz em maior quantidade o hormônio GH, importante para regeneração da pele, dos ossos, tecidos e músculos. Quando alguma pessoa tem dificuldade de dormir não há liberação suficiente dessa substância e de outras anti-inflamatórias. Certamente, isso limita o processo de cura. Os principais distúrbios do sono são os seguintes:

  • Apneia
  • Insônia
  • Sono fragmentado.

Com menor quantidade de substâncias regeneradoras e anti-inflamatórias, a síntese de colágeno fica prejudicada, limitando a formação e o fortalecimento dos tecidos lesionados.

Outro problema que os distúrbios do sono causam é o aumento tanto do estresse oxidativo quanto de cortisol. Ambos atuam no sentido contrário ao da cura, pois favorecem a degeneração celular. Por isso, é comum pacientes que domem mal se queixarem mais de dor, em comparação a quem relaxa profundamente. Invista na qualidade do sono.

Caso sua recuperação esteja sendo mais demorada do que esperava, avalie como você está dormindo. Às vezes, o tratamento está correto, mas há outros fatores que influenciam negativamente. Agende uma consulta na Clínica Santa Terezinha e fale sobre esse assunto com os ortopedistas.

Atendimento