Os ossos e as articulações também são prejudicados pelas doenças autoimunes.
Há tratamento adequado para esse tipo de doença e é possível reduzir seus efeitos.
O paciente tem condições de manter as atividades e conservar a qualidade de vida.
Veja o que são as doenças autoimunes, como elas afetam o organismo e qual o tratamento.
Doenças autoimunes também podem impactar a saúde dos ossos e articulações. Essa condição clínica leva o sistema imunológico a atacar áreas saudáveis do organismo, incluindo as partes do sistema musculoesquelético.
Artrite reumatoide, lúpus e espondilite anquilosante estão entre as doenças autoimunes mais comuns que afetam os ossos. Saiba mais sobre essas enfermidades e as formas de tratá-las.
O tratamento de doenças autoimunes exige o uso contínuo de medicamentos imunossupressores. Esse tipo de droga inibe a ação do sistema imunológico e é essencial na realização de transplantes, para reduzir o risco de rejeição do novo órgão. Já os anti-inflamatórios ajudam a controlar o nível de inflamação, retardando o avanço da doença.
A fisioterapia também desempenha um papel importante nesse tipo de tratamento, pois colabora para a manutenção da mobilidade do paciente. Com exercícios, ela fortalece os músculos ao redor das articulações comprometidas pela enfermidade.
Como as doenças autoimunes não têm cura, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem minimizar o impacto delas no conjunto musculoesquelético do paciente.