O tratamento realizado para reabilitação esportiva de atletas de elite é realizado com base na urgência de voltar a competir.
É necessário que o atleta retome suas atividades o quanto antes, e com menos risco de ter novas lesões.
Atualmente, essa tarefa está se tornando cada vez mais fácil devido aos avanços tecnológicos nessa área.
Veja como é o tratamento de esportistas de ponta, que precisam estar sempre prontos para competir em alto nível.
A reabilitação esportiva é necessária em qualquer atleta e entre os de elite ela se torna ainda mais complexa. Esse tipo de esportista precisa recuperar a função física o mais rápido possível para voltar a competir na elite da modalidade. Exatamente por terem uma intensa carga de treinos e competições, eles estão mais sujeitos a vários problemas físicos. Sendo assim, há lesões nos ossos, músculos e articulações.
Saiba que o processo de recuperação envolve uma equipe multidisciplinar que conta com, por exemplo, ortopedistas, fisioterapeutas e demais especialistas em medicina esportiva. A primeira providência certamente consiste em reduzir a dor e a inflamação da área afetada. É comum os médicos usarem as seguintes opções terapêuticas nesse estágio:
Após alcançar os objetivos da primeira fase, a segunda etapa diz respeito à restauração da mobilidade e ao fortalecimento muscular. A fisioterapia garante tanto a recuperação da força quanto da flexibilidade muscular, sendo que ambas as ações previnem novas lesões. Algo comum na recuperação de atletas de elite é a utilização de tecnologias avançadas. Elas também auxiliam a monitorar melhor o progresso do tratamento.
Nossa clínica possui equipamentos sofisticados e ainda conta com uma equipe ampla de profissionais muito experientes e medicina esportiva. Portanto, o objetivo final dos tratamentos é fazer com que o atleta volte às competições com plena capacidade física e reduzidos riscos de novas lesões.