Uma das maiores responsabilidades do cirurgião é o tratamento de fraturas complexas.
Esse tipo de situação envolve múltiplos procedimentos, muitas vezes realizados de maneira especial.
O processo de recuperação tende a ser proporcional à gravidade do quadro clínico e requer especialização para alcançar o sucesso.
Descubra agora como o cirurgião atua em uma das circunstâncias mais desafiadoras do dia a dia.
O tratamento de fraturas complexas deve ser conduzido com extrema cautela, pois envolve lesões graves. Esse procedimento inclui a reconstrução de ossos fragmentados e suas articulações. Quando a fratura ocorre em locais de difícil acesso, como o quadril ou a coluna, o desafio para o cirurgião é ainda maior para o cirurgião.
Fraturas desse tipo costumam ocorrer em acidentes de carro ou quedas de altura significativa. O primeiro passo é realizar exames de imagem para avaliar detalhadamente a gravidade das lesões. Com base nos resultados, o cirurgião define os procedimentos necessários na cirurgia, pois nem sempre o gesso e as órteses são suficientes para recuperar o paciente.
Geralmente, o tratamento de fraturas complexas exige a fixação interna de pinos, parafusos, placas ou hastes para estabilizar os fragmentos do osso. Esses artifícios proporcionam não apenas a regeneração dele, mas também a rápida cicatrização e a mobilidade de movimentos. Nos casos ainda mais graves é necessário realizar enxertos para substituir as partes danificadas.
O processo de reabilitação também é delicado e certamente envolve fisioterapia com exercícios específicos. Nossos especialistas em cirurgias complexas podem dar mais detalhes sobre como é realizado esse tipo de tratamento.
Entre em contato com a clínica, pois às vezes é preciso inclusive fazer acompanhamento de longo prazo para monitorar o paciente. Toda atenção é necessária tanto no curto quanto no longo prazo.