O tratamento pode ser mais simples quando o paciente fez a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de osso.
Esse tipo de doença é mais raro em comparação a outros tumores malignos e se desenvolve devido a questões genéticas ou mutação celular.
Entretanto, é possível reduzir as chances de desenvolvê-lo se você seguir algumas orientações médicas bastante simples.
Saiba como se prevenir e por que é importante realizar exames periódicos para verificar como está a sua saúde.
Prevenção e diagnóstico precoce são iniciativas fundamentais não apenas para aumentar as chances de sucesso de qualquer tratamento, mas também reduzir o sofrimento do paciente nesse período. Elas são ainda mais importantes nos casos de câncer de osso.
Esse problema de saúde surge a partir da mutação descontrolada das células e não está ligado ao estilo de vida. Outra possível causa é ter histórico familiar com doenças ósseas, principalmente esse tipo de câncer. Entretanto, existem algumas medidas que ajudam a evitá-lo. As principais são as seguintes:
Ao realizar o checkup periódico, incluindo exames de imagem e de sangue, com marcadores tumorais, a pessoa tem condições de descobrir rapidamente que há algo errado no corpo. Biópsia e cintilografia óssea fazem parte de uma pesquisa mais completa, caso o paciente esteja se queixando de dores.
Além desse sintoma, os outros são: inchaço, fratura, rigidez nas articulações e formigamento, dormência ou fraqueza na área afetada. Uma dieta rica em cálcio e em vitamina D fortalece os ossos, deixando-os mais saudáveis. Se você estiver sentindo esses sintomas, agende uma consulta com nossos especialistas e faça todos os exames necessários.
Dessa forma, é possível chegar ao diagnóstico e definir o melhor tratamento de acordo com o estágio da doença.