Nós passamos por volta de um terço do dia dormindo e escolher o colchão e o travesseiro é uma decisão importante.
Como esse período serve para descansar e repor as energias, esses itens não podem prejudicar a saúde.
Quem nunca acordou com torcicolo ou dor nas costas? Isso pode ter acontecido por causa do colchão ou do travesseiro.
Veja por que é tão importante pensar nesses itens como algo que garante muito mais que seu conforto.
O colchão e o travesseiro podem ser seus aliados para prevenir dores na coluna. Ao escolher quais modelos comprar você deve levar em consideração alguns aspectos que vão além do conforto ao dormir. Caso esses itens sejam inadequados, há risco de comprometer o alinhamento da coluna ou agravar doenças ortopédicas já existentes. Descubra como decidir o que levar para casa.
Em relação ao colchão, prefira aqueles que equilibram firmeza e conforto. Os muito duros geram pontos de pressão e rigidez muscular; já os macios demais facilitam o afundamento do corpo, causando desalinhamento da coluna. Antes de decidir, leve em consideração seu peso e altura, ou a média do casal.
Para definir o melhor travesseiro para você, veja se o modelo preenche o espaço entre o ombro e a cabeça. Saiba que o pescoço não pode ficar muito inclinado para frente nem para trás. As pessoas que costumam dormir de lado se beneficiam mais de travesseiros altos e firmes. Por outro lado, quem dorme de costas ficará mais bem acomodado com modelos de altura e maciez médias.
Lembre-se de que o material do travesseiro também faz diferença. Os modelos de espuma classificados como memória de forma se moldam ao formato da cabeça e do pescoço, proporcionando conforto. Os fabricados de látex são mais firmes e têm maior durabilidade.
Está pensando em trocar de colchão ou de travesseiro? Além do conforto, pense na sua saúde e agende uma consulta na Clínica Santa Terezinha. Nossos ortopedistas vão indicar os melhores tipos de acordo com seu perfil corporal e preferência para dormir.