As férias já acabaram, e a mochila pesada pode voltar a ser um problema para a saúde do seu filho.
Excesso de peso tem potencial para prejudicar a coluna, causar dor crônica e em casos mais graves há risco de cirurgia.
Certamente, é necessário se prevenir para evitar qualquer dor ou comprometimento da saúde das crianças.
Descubra quais são as principais complicações causadas pela mochila pesada que seu filho carrega todos os dias.
Mochila pesada demais é uma das causas dos problemas de postura que afetam as crianças. Elas carregam livros, cadernos, demais materiais escolares, além de blusa de frio e guarda-chuva quando vão à escola. O excesso de peso traz consequências para a coluna e deve ser evitado ao máximo.
Além de controlar o peso que as crianças vão levar, é preciso ajustar corretamente a mochila nas costas delas. Quando os pais não fazem isso, aumenta o risco de os filhos sentirem dor nas costas, no ombro e pescoço. Veja quais são os principais desvios de postura que acontecem nesse contexto.
Os problemas de postura surgem no longo prazo. Além de dores, eles podem causar dificuldade de mobilidade no cotidiano. Para eliminar os problemas de saúde que surgem devido ao excesso de peso pode ser necessário fazer fisioterapia. Casos mais graves, às vezes, levam a cirurgias.
Saiba que prevenção é a melhor forma evitar qualquer problema de saúde. Nesse caso, a mochila deve ter o peso máximo equivalente a 10% do peso da criança. Outra medida é posicionar corretamente a mochila não apenas nos ombros, mas também na região lombar. Isso é feito por meio do ajuste das alças.
Se a mochila tiver alça acolchoada e suporte de cintura, melhor ainda. Esses dois acessórios aumentam o conforto e a distribuição do peso ao longo das costas, respectivamente. Fique atento à mochila do seu filho. Se ele estiver reclamando do excesso de peso, agende uma consulta com o ortopedista e veja e se já existe algum problema com a postura do seu filho.