Qualquer pessoa que faça 5 minutos de exercícios de alongamento por dia já obtém benefícios.
São atividades físicas simples que você pode incluir na rotina, sem comprometer seus horários.
Com certeza, trata-se muito mais de uma questão de disciplina do que de esforço físico.
Veja o que você pode começar a fazer hoje mesmo e evitar dores nas costas, nos ombros ou nas pernas.
Ao fazer apenas 5 minutos de exercícios de alongamento todos os dias, você já consegue prevenir a rigidez muscular. Esse problema ocorre com maior frequência em pessoas que passam várias horas sentadas, em pé ou precisam realizar movimentos repetitivos.
O primeiro exercício é para o pescoço e você pode fazer em pé ou sentado. Mantenha a coluna ereta e movimente a cabeça de um lado para o outro até perto do ombro 10 vezes. Depois, faça o mesmo movimento inclinando ao máximo para frente e para trás. Por fim, gire a cabeça em círculos, da direita para a esquerda e vice-versa.
Já a segunda atividade é para os braços e ombros. Entrelace os dedos e estique os braços forçando-os para frente e permaneça assim por 20 segundos. Repita o exercício, mas agora esticando os braços para cima da cabeça. Em ambas as direções, você sentirá o efeito do alongamento.
Cuidar da região lombar também é fácil. Fique em pé, afaste levemente as pernas e incline o corpo para frente, deixando os braços soltos em direção ao chão. Fique nessa posição por 20 segundos. Isso alivia a pressão na coluna.
O exercício para as pernas é o seguinte: Sente-se, estique uma perna para frente e deixe a outra dobrada, mas com a sola do pé apoiada na parte interna da coxa esticada. Depois, incline levemente o corpo em direção à perna esticada, mantendo a coluna ereta (sem dobrar) e fique assim por 20 segundos. Repita o alongamento com a outra perna.
Pronto, isso é o suficiente para você evitar a rigidez muscular por falta de movimento. Esses exercícios também melhoram a flexibilidade e a circulação sanguínea. Portanto, agende uma consulta na Clínica Santa Terezinha e descubra o que mais você pode fazer para prevenir problemas ortopédicos.