O sedentarismo causa mais problemas de saúde do que a maioria das pessoas imagina.
Além de comprometer o sistema cardiovascular, prejudica o conjunto musculoesquelético.
Portanto, fazer exercícios físicos com regularidade certamente evita uma série de doenças.
Veja quais são os principais males que o sedentarismo traz aos ossos e às articulações.
O sedentarismo é um mau hábito que traz problemas para todo o conjunto musculoesquelético. A falta de exercícios físicos afeta os músculos, os ossos e as articulações, podendo levar inclusive à atrofia muscular devido à falta de estímulos que geram massa e força.
Por causa do sedentarismo, os ossos também se enfraquecem e surge o maior risco de ocorrerem fraturas e desenvolver osteoporose. Uma forma de evitar essa doença é praticando atividades que estimulam a formação de tecidos ósseos e conservam a densidade óssea.
Mais um problema comum que vem do sedentarismo é surgimento de doenças articulares. Isso porque a falta de movimento causa rigidez nas articulações e, consequentemente, falta de flexibilidade ou desconforto ao se movimentar. Saiba que o exercício não apenas lubrifica, mas também nutri as cartilagens.
Por fim, quem evita sair do sofá com o objetivo de fazer qualquer atividade física, pode se tornar obeso. O excesso de peso sobrecarrega todo o conjunto musculoesquelético e, assim, exerce pressão extra principalmente nos joelhos e quadris. Isso faz com que o desgaste de ambos seja maior, elevando o risco de lesões.
Veja abaixo alguns exemplos de atividades físicas fáceis de iniciar.
O primeiro passo antes de iniciar qualquer atividade é realizar um exame médico. Agende uma consulta para verificar seu estado de saúde, procure um educador físico e afaste de vez o sedentarismo da sua vida.