Todo cuidado é indispensável quando se trata de esportes radicais.
Eles certamente oferecem maior risco em comparação às demais modalidades.
Por isso, exigem preparo especial do atleta, seja profissional ou amador.
Veja como é possível se prevenir ou reduzir as consequências dos traumas que os esportes radicais causam.
Os esportes radicais se destacam tanto pela ousadia quanto pelas medidas de prevenção que os atletas adotam para evitar lesões. Eles enfrentam desafios com alta intensidade de impacto e, por isso, estão sujeitos a acidentes de maior gravidade. Aprenda agora como se prevenir nesse contexto.
Há várias modalidades que exigem cuidado extra para que o atleta preserve a integridade física. Além disso, seu preparo também minimiza as consequências de acidentes. Alguns desses esportes radicais são:
Esses esportes requerem um programa especial de fortalecimento muscular. Tal trabalho proporciona maior estabilidade às articulações e protege os ligamentos contra impactos que ocorrem em quedas e movimentos bruscos.
Exercícios frequentes de alongamento são igualmente importantes porque aumentam a flexibilidade. Eles reduzem a tensão muscular e, dessa forma, previnem entorses e distensões. Quando as lesões ocorrem, elas costumam ser menos graves.
Outra medida preventiva importante nesses esportes é o uso de equipamentos de segurança. Embora sejam obrigatórios nas competições oficiais, não é raro ver os atletas abrindo mão desses acessórios durante os treinos. Capacete, joelheira e cotoveleira, por exemplo, devem sempre estar presentes na prática de esportes radicais.
Se você gosta de algum esporte dessa categoria, agende uma consulta na clínica Santa Terezinha. Ela conta com equipamentos sofisticados e uma equipe com know-how para atender qualquer demanda ortopédica.
Nossos ortopedistas especialistas em medicina esportiva podem elaborar um programa personalizado para você se prevenir e ainda melhorar seu desempenho.