Dor no ombro tem uma causa bastante comum

Ambos os pés descalços de uma mulher, sendo que um deles está de lado e mostra que ela tem pé chato.
Pé chato em adultos: saiba quando precisa de tratamento
25 de novembro de 2025
Imagem em 3D de um homem, com destaque em uma para avermelhada, mostrando que ele sente dor no ombro.

Dor no ombro tem uma causa bastante comum

Sentir dor no ombro é um problema que não está restrito apenas aos atletas.

Profissionais de determinadas áreas também estão sujeitos a passar por isso.

A boa notícia é que o tratamento costuma ser bastante rápido.

Saiba quem tem mais chance de afetar o ombro e como acabar com a dor.

 

Problema pode resolvido logo com diagnóstico precoce

Dor no ombro é uma queixa muito frequente entre pessoas que fazem movimentos repetitivos com os braços ou que precisam levantá-los com frequência acima da linha da cabeça. Além de atletas de tênis e de natação, trabalhadores da construção civil, pintores e profissionais de limpeza se enquadram nesse grupo de pacientes.

A principal causa desse problema de saúde é tendinite do manguito rotador. Trata-se do conjunto de quatro músculos e tendões que estabilizam a articulação e permitem realizar vários movimentos com os braços. Quando essa estrutura fica inflamada devido ao esforço excessivo e repetitivo, à má postura e ao desgaste natural, começa a gerar dor.

Ela surge, por exemplo, ao levantar o braço e ao dormir sobre o ombro doente, porém, a sensação de fraqueza localizada também está entre as reclamações. Conforme a inflamação aumenta, torna-se difícil pentear o cabelo ou vestir uma camiseta. Quando a pessoa não se trata da tendinite, essa doença pode se tornar crônica ou levar ao rompimento dos tendões.

Ambas as consequências são sérias e de difícil recuperação. O principal diagnóstico de tendinite do manguito rotador é clínico, mas o ortopedista pode pedir exames de imagem para confirmar a inflamação e descartar possíveis lesões. O tratamento costuma ser simples e rápido, por meio de compressa fria, repouso, anti-inflamatório e analgésico para aliviar a dor.

De acordo com os ortopedistas da Clínica Santa Terezinha, fisioterapia e técnicas de alongamento ajudam a fortalecer os músculos do ombro e aceleram a recuperação. Somente casos maios graves exigem infiltração ou cirurgia. Portanto, se você sente dor no ombro, agende sua consulta antes que a situação se agrave.

Atendimento