Corrida ou caminhada: a opção para preservar as articulações

Mulher está vestindo uma calça muito justa e roupa apertada prejudica a saúde.
Usar roupas apertadas pode causar problemas ortopédicos
11 de agosto de 2025
Mulher está fazendo 5 minutos de exercícios físicos, durante o pôr- do-sol
Faça 5 minutos de exercícios e evite rigidez muscular
26 de agosto de 2025
Casal está fazendo exercício físico e, entre corrida e caminhada, eles escolher o correr.

Corrida ou caminhada: a opção para preservar as articulações

Você também tem dúvidas se deve praticar corrida ou caminhada para cuidar da saúde?

Se do ponto de vista da preferência não faz diferença, saiba que há outro aspecto para considerar.

O mais importante diz respeito ao impacto que ambas as atividades exercem nas articulações.

Descubra qual a diferença entre elas escolha com segurança a mais indicada para seu perfil.

 

Característica da atividade física não pode prejudicar o corpo

Corrida e caminhada são excelentes exercícios para melhorar a saúde cardiovascular e trazem vários benefícios. Porém, no aspecto ortopédico, ambas as atividades afetam de maneira diferente as articulações dos pés, tornozelos e joelhos.

O principal ponto de comparação é a intensidade do impacto. Quando uma pessoa está correndo, ao tocar o solo, ela gera nas articulações um choque que pode chegar ao triplo do peso corporal. Por isso, para correr, é recomendável que o esportista tenha estrutura muscular e articulações firmes. Isso não significa que ele precise ter a perna musculosa, prova disso são os magros maratonistas.

Aliás, exatamente por serem leves que eles conseguem correr vários quilômetros sem sobrecarregarem tanto o corpo. Atletas de corridas curtas, como 100 e 200 metros, são musculosos e pesados, o que afeta bastante a estrutura. Portanto, a caminhada tem baixo impacto e é indicada para quem não está preparado fisicamente ou tem problemas ortopédicas, como artrose ou dor crônica nos joelhos.

Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é indispensável consultar um médico. A ideia é verificar em inicialmente a saúde cardiovascular. Depois, o ideal é fazer um check-up ortopédico com o objetivo de ver a condição de toda a estrutura musculoesquelética.

Mesmo que você já pratique atividade física, agende uma consulta na Clínica Santa Terezinha. Fale sobre seu perfil, os planos de progressão em relação ao esporte e peça um check-up ortopédico. Essa série de exames e as orientações do especialista vão lhe dar mais segurança para conquistar seus objetivos.

Atendimento