Poucas pessoas sabem disso, mas fazer um check-up ortopédico é primordial para verificar como está a saúde dessa estrutura.
Afinal, são os desgastes do conjunto musculoesquelético que causam dores e, aos poucos, limitam a movimentação das pessoas.
Como não é do dia para a noite que isso acontece, é possível detectar precocemente qualquer alteração.
Veja por que esses exames ajudam você a ter mais saúde hoje e no futuro.
O check-up ortopédico é bastante importante porque detecta problemas em todo o sistema musculoesquelético. Esse conjunto de exames revela como estão as condições de ossos, articulações e tendões, elementos que precisam permanecer saudáveis para garantir sua mobilidade. Descubra por que você deve incluir o checkup ortopédico na lista de cuidados à saúde.
Em primeiro lugar, é comum ver as pessoas sentindo dores por causa de lesões, má postura e avanço da idade. Mas tal sintoma não surge de repente. Ele se desenvolve aos poucos, por meio de um leve desconforto normalmente negligenciado pela maioria das pessoas. Se onde há fumaça, há fogo, você deve interpretar esse sinal como sendo um alerta.
Assim como os exames do coração verificam a saúde cardio-respiratória, a avaliação ortopédica detecta precocemente alterações associadas a essa estrutura. Elas aparecem não apenas quando o paciente tem alguma queixa, mas também diante dos mínimos desgastes que não causam dor, mas tendem a se agravar. Os principais exames para obter ao diagnóstico são:
As pessoas costumam se lembrar no ortopedista apenas quando sofrem acidentes ou sentem dores. No entanto, ele indica o caminho certo para você continuar movimentando os braços, as pernas e a coluna sem desconforto.
Os especialistas da Clínica Santa Terezinha mostram como realizar reeducação postural, fortalecimento muscular e fisioterapia preventiva. Você deseja se movimentar sem dor inclusive na terceira idade? Entre em contato com a clínica e agende um check-up ortopédico.