O verão chegou, o ano começou, e você precisa de atividade física para cuidar inclusive do que está embaixo dos músculos.
São os ossos e as articulações que permitem a você se movimentar com facilidade e sem dor ao longo do dia.
Se já está sentindo algum desconforto, é sinal de que pode haver inflamação ou desgaste dessas partes do corpo.
Descubra por que a atividade física é tão importante não apenas para a saúde, mas também para conservar a qualidade de vida.
A atividade física é uma prática que você deve realizar regularmente, pois seus benefícios são maiores do que imagina. Além de melhorar a condição cardiovascular e gerar bem-estar, ela ajuda a controlar o peso e fortalecer o conjunto musculoesquelético. Trata-se de um ganho bastante significativo para sua saúde geral. Saiba quais são as vantagens de sair do sofá e fazer exercícios.
Uma das diferenças que a atividade física faz na sua vida é a redução do peso corporal, fato que diminui a carga sobre os ossos e articulações. Saiba que quanto maior for a pressão em ambos, mais rápido ocorre o desgaste dessas estruturas. As mais afetadas são as articulações do joelho e do quadril. Dor e rigidez localizadas são os principais sintomas desse processo de deterioração.
Além disso, a falta de atividade física aumenta a chance de osteoporose, pois a densidade óssea diminui naturalmente com o passar dos anos. Você pode evitar esse diagnóstico ao fazer exercícios, já que por meio deles os ossos se tornam mais fortes, mantendo sua densidade por mais tempo. Já o sedentarismo, ao contrário, pode deixar os ossos frágeis e quebradiços, com maior risco de fraturas.
Para concluir, aproveite que o ano está apenas começando e se anime para fazer exercícios, mesmo que seja uma caminhada diária de 30 minutos. Agende uma consulta para avaliar sua condição musculoesquelética e saber quais atividades físicas são mais benéficas para seu perfil.