Ombro congelado é um problema pouco conhecido

Mulher está encostada em uma árvore, após fazer exercício, e com problema de desidratação.
Desidratação também pode causar problema na coluna
28 de outubro de 2025
Mão feminina está com a palma para cima e com uma mancha vermelha. ode ser uma sinal de mãos dormentes.
Mãos dormentes ao acordar pode ser sinal de alerta
11 de novembro de 2025
Mulher está com a mão esquerda, no ombro direito, porque sente dor. região avermelhada mostra uma doença chamada ombro congelado

Ombro congelado é um problema pouco conhecido

Mulheres que sentem dor ao mexer o ombro podem estar com uma doença chamada ombro congelado.

Ela limita os movimentos mais simples, impedindo inclusive que a pessoa levante os braços.

Isso compromete não apenas a saúde, mas também a qualidade de vida de quem tem esse diagnóstico.

Saiba o que é o ombro congelado, como prevenir e qual o tratamento dessa enfermidade.

 

Tratamento pode ser longo e há vários procedimentos

Ombro congelado é uma doença que afeta principalmente as mulheres, causando dor, rigidez e limitação de movimentos. Sua origem ainda é motivo de discussão entre especialistas, porém eles concordam que está associada à inflamação da cápsula articular. Essa estrutura envolve a articulação do ombro e, quando comprometida, restringe seus movimentos.

Mulheres na faixa etária entre 40 e 60 anos de idade são que mais desenvolvem essa doença. Sedentarismo, alterações hormonais, problemas cardiovasculares e traumas no braço também são causas analisadas pelos ortopedistas. As pacientes não conseguem pentear o cabelo, vestir uma camisa ou pegar objetos guardados em locais mais altos.

O tratamento para ombro congelado envolve medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia e alongamento. Essas medidas não apenas reduzem a dor, mas também devolvem a mobilidade para a pessoa. O período de recuperação varia de seis meses a dois anos. Em casos mais graves a infiltração é uma opção terapêutica.

Mulheres na menopausa devem manter a atenção na variação hormonal e o corpo ativo, ou seja, fazer exercícios regularmente. Nunca minimize uma dor recorrente. Quem realiza exames com frequência detecta essa doença precocemente e isso facilita bastante o tratamento.

Agende uma consulta na Clínica Santa Terezinha e peça um check-up ortopédico. Esse procedimento revela como está a saúde de seus ossos, músculos e articulações. Caso tenha uma queixa específica, você certamente descobrirá qual é a causa e iniciará um tratamento.

Atendimento