Pacientes que têm tornozelos instáveis sentem desconforto e comprometem as demais estruturas do corpo.
Mesmo as lesões mais leves quando não são bem curadas podem prejudicar o equilíbrio do corpo.
Esse diagnóstico leva ao desenvolvimento de outros problemas ortopédicos que se agravam no longo prazo.
Veja quais são as causas e os tratamentos para curar tornozelos instáveis.
Tornozelos instáveis comprometem o alinhamento do corpo e por isso afetam o joelho, o quadril e a coluna. Essas articulações precisam compensar o desequilíbrio que o tornozelo frágil causa e assim sofrem uma sobrecarga para compensar tais alterações.
Esse problema ortopédico surge a partir entorses sucessivas, lesões sem tratamento adequado ou simplesmente fraqueza muscular. Até mesmo uma torção leve, quando não é tratada corretamente, pode enfraquecer os ligamentos do tornozelo.
Tal quadro clínico aumenta o risco de o paciente sofrer vários entorses, fato que no longo prazo resulta em mudança na forma de andar para manter o equilíbrio. É exatamente essa adaptação corporal que sobrecarrega as demais áreas do corpo, com as principais consequências abaixo:
Mesmo os pacientes que sofrem devido ao tornozelo instável podem iniciar uma intervenção bem-sucedida. Portanto, o primeiro passo é tratar corretamente essa região e em seguida fortalecer os respectivos ligamentos.
Fisioterapia, fortalecimento muscular e reeducação da pisada são as ações mais importantes nesse sentido. Apenas assim a pessoa voltará a ter equilíbrio e alinhamento corretos ao andar.
Caso você esteja se sentido inseguro por causa do seu tornozelo, procure um ortopedista e inicie um programa de fisioterapia. A Clínica Santa Terezinha possui profissionais especializados que vão tratar definitivamente seu tornozelo e realinhar as demais partes do corpo.