Dores nos dedos, joelhos e na coluna também surgem devido ao uso excessivo de sapato de salto alto.
Esse calçado provoca alterações importantes na postura e é desaconselhável no longo prazo.
O corpo possui uma estrutura existente para que os pés estejam apoiados totalmente no chão.
Saiba quais são as consequências desse hábito e como prevenir as doenças que ele causa.
Sapato de salto alto é um tipo de calçado que prejudica tanto os dedos, como os joelhos e a coluna porque muda o alinhamento natural do corpo. Quando a mulher adapta a postura para andar com o calcanhar elevado, ela sobrecarrega estruturas que não foram projetadas para essa posição. Saiba por que usar salto alto é elegante, mas afeta a saúde no longo prazo.
Quando uma pessoa fica na ponta dos pés, o peso do corpo vai para a parte da frente deles e altera o centro de gravidade. Consequentemente, a musculatura das pernas, da pelve e da coluna se ajustam para manter o equilíbrio. Essa compensação, com o passar dos anos, pode causar desvios na postura que resultam em dores e dificuldade de locomoção.
Os dedos e os joelhos são as partes do corpo que sofrem maior impacto. Isso porque há aumento de pressão sobre eles, acelerando o processo natural de desgaste da cartilagem ao redor de ambos. Além disso, a falta de apoio bem distribuído nos pés compromete as articulações, causando inflamação.
A mudança da gravidade também afeta a coluna, pois o ajuste da postura provoca uma alteração em sua curvatura. O efeito disso no longo prazo pode ser o surgimento de dores na região lombar e até hérnias de disco.
No entanto, por motivos profissionais algumas mulheres não deixam de usar salto alto. Nesse caso, os mais indicados são os de base larga com no máximo cinco centímetros de altura. O ideal é permanecer com eles o menor tempo possível, ou seja, tirá-los assim que entrar em casa.