Inverno agrava os sintomas de artrite e osteoartrose

Mulher elegante andando de salto alto, que causa doença ortopédica.
Sapato de salto alto afeta os dedos, os joelhos e a coluna
20 de maio de 2025
Médico analisa a imagem de um check-up ortopédico.
Check-up ortopédico mostra quais problemas podem surgir
2 de junho de 2025
Mulher com artrite, que sente mais dor no inverno.

Inverno agrava os sintomas de artrite e osteoartrose

A chegada do inverno costuma causar maior dor e desconforto a quem tem artrose e osteoartrose.

Muitos pacientes não sabem qual a relação entre a queda de temperatura e o agravamento dos sintomas.

É verdade que o tempo frio deixa a vida deles mais difícil, mas também é verdade que é possível reduzir essas sensações.

Descubra o que fazer para passar pelo inverno sentindo menor dor possível e manter a qualidade de vida.

 

Cuidados especiais reduzem a dor e ajudam a enfrentar o inverno

O inverno é uma estação que os pacientes de artrite ou osteoartrose precisam aumentar a atenção. Isso porque as baixas temperaturas provocam redução da circulação sanguínea e maior contração muscular, intensificando a rigidez nas articulações. Portanto, o tempo frio intensifica a dor e o desconforto em estruturas já comprometidas.

Para minimizar o efeito físico da queda de temperatura, a pessoa precisa manter o corpo aquecido pelo maior tempo possível. Usar meias, luvas e cobertores é uma forma de conservar a temperatura corporal. Caso necessário, realizar compressa com bolsa de água morna alivia a dor localizada. São ações simples para fazer em casa.

Além disso, a prática de uma atividade física é ainda mais importante nesse período do ano. Ao estimular a circulação não apenas no corpo inteiro, mas principalmente na área afetada, as articulações ficam menos rígidas. É como colocar óleo com o objetivo de evitar que uma máquina emperre. Mantenha a manutenção preventiva do seu organismo.

Outros benefícios que o exercício gera são os seguintes: fortalecer a musculatura que sustenta as articulações e aumentar a flexibilidade. Cada paciente escolhe a atividade com a qual mais se identifica. Pode ser uma caminhada leve, alongamento ou atividade de baixo impacto. A ideia é conservar a saúde, não forçar demais os músculos.

Se você tem o diagnóstico de artrite ou osteoartrose, ou já está começando a sentir dores no inverno e não sabe por que, agende uma consulta com os ortopedistas da Clínica Santa Terezinha. Eles vão verificar seu histórico de saúde, solicitar exames e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Atendimento