As preocupações com a saúde mudam durante a vida e um dia é preciso pensar na prevenção de quedas de idosos.
É comum ter algumas “armadilhas” na casa das pessoas que já chegaram à terceira idade, mas elas nem percebem isso.
Quanto mais seguro for ambiente doméstico, menor é o risco de alguém cair, por exemplo, na sala ou no banheiro.
Veja como adaptar a casa e prevenir acidentes que podem ter consequências mais graves.
A prevenção de quedas de idosos é uma providência que cresce em importância à medida que a idade avança. Esse tipo de acidente está entre as principais causas de lesões e fraturas na faixa etária acima de 65 anos. Elas podem resultar em internações ou até mesmo sequelas mais graves que comprometem a mobilidade na terceira idade. Saiba quais são as principais medidas para evitar que isso aconteça.
Em primeiro lugar, é necessário garantir um ambiente que seja seguro em relação à movimentação pela casa. Logo abaixo, veja o que é possível começar a fazer hoje mesmo ou no máximo em poucos dias.
O segundo passo consiste em cuidar da saúde física. Exercícios para fortalecer a musculatura deixam os braços e as pernas mais firmes, evitando desequilíbrios e quedas. Além disso, lembre-se de usar chinelos e sapatos confortáveis e com solado antiderrapante.
A prevenção de quedas de idosos é um assunto para se aprofundar, seja para cuidar de si mesmo ou de seus pais. Agende uma consulta com os ortopedistas na Clínica Santa Terezinha e saiba com mais detalhes como criar um ambiente seguro para a terceira idade.