A tecnologia traz vários benefícios, mas o impacto dos dispositivos eletrônicos tem causado problemas associados à má postura.
Crianças e adolescentes são os usuários mais vulneráveis porque ainda estão em fase de crescimento.
Eles correm o risco de desenvolverem doenças crônicas vindas da má formação da coluna, que pode ficar comprometida por toda a vida.
Descubra por que é necessário usar os dispositivos eletrônicos com equilíbrio e na postura adequada.
Os dispositivos eletrônicos têm causado problemas de postura nas pessoas que passam muitas horas na frente das telas. Isso ocorre principalmente com crianças, adolescentes e jovens adultos. É preciso equilíbrio no uso de tablets e celulares, pois o exagero pode levar a algumas consequências.
Uma delas é a dor cervical, que surge a partir da flexão da cabeça por longo tempo em direção à tela. Outro efeito desse comportamento recebe o nome de “síndrome do pescoço de texto”. Ela afeta o pescoço, o ombro e até as costas. Ainda existe o possível desgaste dos discos intervertebrais, com potencial de levar a doenças crônicas.
Tais problemas surgem a partir do peso da cabeça, que em média é de 5 Kg, mas pode chegar a 25 Kg quanto está inclinada para frente. Essa sobrecarga compromete não apenas as vértebras e os músculos do pescoço, mas também toda a coluna cervical. A postura errada ao sentar-se para usar o computador, com as costas arqueadas e os ombros curvados, também faz mal à saúde.
A prevenção de todos esses problemas passa pela correção da postura, especialmente em relação às crianças e aos adolescentes. Ambos ainda estão em fase de crescimento e desenvolvimento ósseo, portanto, qualquer alteração musculoesquelética pode prejudicar a formação da coluna.
O primeiro passo para evitar isso é estabelecer pausas regulares durante o uso desses dispositivos. Além disso, manter o aparelho na altura dos olhos evita a necessidade de inclinar a cabeça. A proposta aqui não é proibir a utilização de aparelhos eletrônicos, mas ensinar a usá-los da forma certa.